Siemens Gamesa ganha maior contrato eólico da história no Brasil

Por William Wilkes

A Siemens Gamesa Renewable Energy ganhou um contrato de fornecimento de turbinas eólicas para a Neonergia, uma subsidiária da Iberdrola, sinal mais recente de que as fabricantes de turbinas europeias estão mirando os mercados internacionais para compensar a carteira de pedidos menor na região.

A empresa fornecerá 136 turbinas SG 3.4-132 da empresa à Neonergia para instalação em 15 parques eólicos na Paraíba, segundo comunicado. As turbinas, com capacidade total de 471 megawatts, serão construídas em uma fábrica em Camaçari, na Bahia.

Diversas fabricantes de turbinas eólicas europeias cortaram empregos depois que as participações em leilões competitivos de energia eólica reduziram os lucros em meio à intensificação da concorrência com fabricantes chinesas e indianas.

A Siemens Gamesa anunciou no ano passado que cortará cerca de 6.000 postos de trabalho, ou quase um quarto de sua equipe, porque as vendas perderam força em alguns de seus maiores mercados. A Nordex, uma fabricante concorrente alemã, anunciou o corte de 500 trabalhadores para reduzir custos.

A Adwen, subsidiária de energia eólica offshore da Siemens Gamesa, anunciou na terça-feira que reduzirá a força de trabalho na Alemanha pela metade até 2020 devido à falta de encomendas.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.