Startup de Houston quer ser balcão único para GNL

Por Ryan Collins.

O comércio global de gás natural transportado por navio-tanque pode ser um assunto obscuro conduzido por meio de e-mails, mensagens instantâneas e telefonemas. Uma startup de Houston é a mais recente empresa a tentar mudar isso.

A Redwood Markets espera ser o balcão único para o gás natural liquefeito por meio de uma plataforma que conecta compradores e vendedores do combustível super-refrigerado, disse o CEO Ajay Batra em uma entrevista. Eles não são os primeiros a tentar.

O comércio à vista de GNL está se tornando cada vez mais popular graças às novas instalações de exportação que estão entrando em operação e ao surgimento dos EUA como um ator dominante. Em 2016, o GNL à vista representou 28 por cento dos volumes globais, segundo o Grupo Internacional de Importadores de Gás Natural Liquefeito. À medida que o mercado amadurece, muitos atores argumentam que é necessário aumentar a transparência.

“Estamos essencialmente oferecendo uma gama completa de soluções para todos os atores físicos que queiram entrar e fazer transações em um mercado”, disse Batra. “É quase como um balcão único.”

Um serviço semelhante, o Global LNG Marketplace, abriu em 2016, quando o comércio global da commodity estava muito menos maduro. A DrillingInfo lançou recentemente uma ferramenta que levará os traders a elaborar uma curva de preços para muitas commodities, incluindo o GNL.

A Redwood receberia a maior parte de suas receitas de taxas, no valor de US$ 50.000 em cada lado da transação, disse Batra. Ele espera que, quando o mercado ficar mais líquido, a empresa possa criar um índice de referência para cada região e uma curva de preços a partir de seu banco de dados.

A Redwood recebeu financiamento inicial da empresa de private equity Northmark Ventures, com sede em Vancouver, em outubro do ano passado. A plataforma será lançada nesta terça-feira.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.