Sustentabilidade significa oportunidades para empresas latinoamericanas

Mais empresas latino-americanas precisam divulgar seus riscos climáticos, especialmente as emissões de carbono, de acordo com autoridades corporativas e governamentais que falaram ontem (15) no Bloomberg Sustainable Economy Summit – América Latina.

“É hora de que mais empresas latino-americanas incluam os riscos climáticos em suas análises estratégicas, disse Denise Pavarina, vice-presidente da Força-Tarefa Global sobre Divulgação Financeira Relacionada ao Clima (TCFD). “Haverá muitos recursos para que as empresas levem isso em consideração e sejam transparentes em seu plano de transição para uma economia de baixo carbono. A América Latina deveria aproveitar isso”.

Larissa Carolina Amorim dos Santos, da Subsecretaria de Sustentabilidade do Ministério da Infraestrutura do Brasil, afirmou: “Temos certeza de que os fluxos financeiros estarão cada vez mais atrelados aos padrões ambientais e climáticos. É por isso que temos o dever de normalizar nossos projetos de infraestrutura para obter esses rótulos verdes e atrair investimentos.”

Dave Stangis, sócio sênior e diretor de sustentabilidade da Apollo Global Management, disse que as empresas devem manter a mente aberta para as oportunidades de sustentabilidade. Ele alertou que eles devem se concentrar em métricas e se certificar de que os dados são autênticos e legítimos para evitar o chamado greenwashing.

No México, as empresas que analisaram os requisitos do TCFD percebem como é importante para as empresas divulgar esses dados, disse Alan X. Gómez Hernández, Vice-presidente de Sustentabilidade da Citibanamex, acrescentando: “As empresas mexicanas criaram recentemente o Consórcio TCFD, segundo fora do Japão, e foi promovido e apoiado por empresas, organizações empresariais e acadêmicas. ”

O caminho para a emissão zero de carbono tem quatro pilares fundamentais, disse Luiza Demôro, chefe de Transições de Energia da BloombergNEF:

  • Acelerar a implantação de soluções climáticas consolidadas
  • Apoiar o desenvolvimento de novas soluções climáticas
  • Gerenciar a transição ou eliminação de atividades intensivas em carbono
  • Criar estruturas de governança adequadas para a transição climática

Demôro disse que o relatório Climatescope da BloombergNEF mostra os mercados mais atraentes para investimento na transição energética.

Outros palestrantes do Bloomberg Sustainable Economy Summit – América Latina foram: Lilian Alves, Diretora de Planejamento Estratégico da Mitsui & Co. Power Americas, Juliano Assunção, Diretor Executivo, Climate Policy Initiative; James Ellis, chefe de pesquisa da BloombergNEF para a América Latina; e Gustavo Pimentel, Diretor Geral da SITAWI.

Para reproduzir o encontro, cadastre-se neste link.

###

Agende uma demo.