Tatuagens e cigarros eletrônicos invadem comércio britânico

Por Sam Chambers.

Há dez anos, casas de apostas e lojas de penhor arrebataram os pontos comerciais vazios no Reino Unido. Agora, estúdios de tatuagens e vendedores de cigarro eletrônico estão ocupando esse lugar vazio — e muitos pontos comerciais estão desocupados.

Um de cada dez pontos comerciais no centro de cidades do Reino Unido está desocupado, de acordo com a empresa de pesquisa Springboard, e o recente colapso da rede de lojas de departamento BHS deixou ainda mais lugares vazios. Entre os que estão correndo para ocupar esse espaço estão os artistas que aumentaram em 79 por cento o número de estúdios de tatuagem no Reino Unido nos últimos seis anos, para 2.288, de acordo com a empresa de análise do setor varejista LDC.

Esses recém-chegados são uma solução de curto prazo, afirmam os analistas, que projetam mais movimentação nos próximos anos, porque a economia do Reino Unido está exposta às intempéries do Brexit e mais lojas estão sucumbindo à ascensão do comércio eletrônico. Os consumidores britânicos, líderes mundiais nas compras online, vão às lojas em busca de serviços e experiências, em vez de bens físicos — mas tendências como os cigarros eletrônicos e as tatuagens podem mudar rapidamente.

“Esses conceitos são relativamente novos e não estiveram à prova nos altos e baixos da economia nem nos ciclos do mercado imobiliário”, disse Hugo Clark, diretor imobiliário da empresa de consultoria Deloitte. “Eles estarão em risco se a economia cair ou se o comportamento do consumidor mudar”.

Entre os empreendedores que encabeçam essa transformação dos distritos comerciais do Reino Unido, está Tom James, 38, que abriu o Purple Rose Tattoo Parlour em Bristol, cidade no sudoeste da Inglaterra, cinco anos atrás. Inicialmente, ele alugava apenas um terço do lugar, mas a demanda foi tanta que dois meses depois ele fechou um acordo para alugar o ponto comercial inteiro. Os clientes incluem desde uma mulher de 75 anos que todos os anos se dá de presente de aniversário uma nova tatuagem a nervosos adolescentes de 18 anos que vão fazer sua primeira tatuagem.

As tabacarias de cigarros eletrônicos são outro aspecto crescente nas ruas comerciais britânicas. Nos últimos seis anos, o número de comerciantes de tabaco do Reino Unido — principalmente os que vendem cigarros eletrônicos — mais que quadruplicou, para 1.783.

A Vape Emporium foi montada em 2013 por Andy Logan, 38, para ajudar que ex-fumantes se afastem dos cigarros tradicionais e adotem alternativas modernas. Logan emprega ex-fumantes em suas lojas nos distritos londrinos de Hampstead e Richmond para aconselhar os clientes preocupados com a saúde que buscam uma dose de nicotina menos prejudicial.

Por oferecerem aconselhamento e uma experiência tátil, empresas como The Purple Rose e Vape Emporium estão dando aos clientes algo que eles não podem conseguir pela internet. Ter um estoque pequeno também ajuda a manter os custos iniciais baixos e possibilita o funcionamento em espaços menores.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.