TCFD publica relatório brasileiro sobre ameaças climáticas

Recomendações traduzidas da TCFD são divulgadas em evento virtual organizado pela TCFD e a GIZ para incentivar maior divulgação relacionada ao clima pela comunidade empresarial brasileira.

A Força-tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas às Mudanças Climáticas (TCFD) lançou hoje a tradução em português de suas recomendações em um evento virtual realizado em colaboração com a GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH, que fez a tradução.

O evento online de hoje incluiu comentários da Chefe do Secretariado da TCFD, Mary Schapiro, e do diretor da GIZ Brasil Michael Rosenauer, seguidos por um painel de discussão entre Marcelo Barbosa, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Marina Grossi, Presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS); e Isaac Sidney, Diretor Executivo da Febraban; com moderaçao de Denise Pavarina, Vice-Presidente da TCFD e Consultora Sênior da Aggrego Consultores.

“O Brasil está experimentando os impactos das mudanças climáticas em primeira mão. Como a nona maior economia do mundo, é fundamental que as empresas que operam no país reconheçam os riscos financeiros provenientes das mudanças climáticas e aproveitem as oportunidades oferecidas pela transição para uma economia de baixo carbono”, afirmou Mary Schapiro, Chefe do Secretariado da TCFD e Vice-Presidente de Políticas Públicas Globais da Bloomberg LP. “O impulso global para as divulgações financeiras relacionadas à mudança do clima continua a ganhar força, e estamos entusiasmados por poder levar as recomendações a um público mais amplo, da vibrante comunidade empresarial do Brasil”.

A Força-Tarefa, presidida por Michael R. Bloomberg, faz recomendações para que os mercados abordem o impacto financeiro das mudanças climáticas, ampliando a transparência dos riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas a fim de promover tomadas de decisão financeiras mais fundamentadas.

“Investidores, gestores de ativos e profissionais de toda a comunidade financeira global estão cada vez mais exigindo divulgações financeiras relacionadas ao clima, porque reconhecem o valor de se contabilizar as ameaças impostas pelas mudanças climáticas globais”, disse Denise Pavarina, vice-presidente da TCFD e Consultora Sênior da Aggrego Consultores. “Agradecemos aos nossos parceiros da GIZ pelo importante trabalho de tradução das recomendações da TCFD para o português. Esperamos que as empresas brasileiras se unam aos apoiadores da TCFD e as incentivamos a iniciar sua própria jornada de divulgação relacionada ao clima, de forma a tornar nossa economia global mais resiliente”.

Em maio de 2020, mais de 1.200 organizações em todo o mundo já são apoiadoras oficiais da TCFD. As organizações e empresas apoiadoras abrangem os setores público e privado e incluem corporações, governos nacionais, ministérios, bancos centrais, órgãos reguladores, bolsas de valores e agências de classificação de risco. Ao declarar publicamente seu apoio à TCFD e suas recomendações, as empresas e organizações demonstram seu compromisso de construir um sistema financeiro mais resiliente por meio da divulgação de informações relacionadas às mudanças climáticas. A implementação mais ampla das recomendações da TCFD permitirá que investidores, credores e seguradoras recebam as informações necessárias para compreender os riscos e as oportunidades para as empresas decorrentes das mudanças climáticas.

“É importante que haja um entendimento comum dos possíveis impactos dos riscos climáticos para a economia”, disse Michael Rosenauer, diretor da GIZ Brasil. “As recomendações da TCFD representam um passo importante em direção a um protocolo aceito internacionalmente. A versão em português contribui para sua implementação no Brasil”.

As empresas que pretendem implementar as recomendações da TCFD podem visitar o TCFD Knowledge Hub para ter acesso a mais de 540 materiais relacionados ao tema, incluindo estudos de caso, além de uma plataforma de e-learning. Empresas e outros stakeholders podem demonstrar seu interesse em apoiar as recomendações da TCFD por meio de um formulário online.

Sobre a Força-tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas às Mudanças Climáticas

Em 4 de dezembro de 2015, o Financial Stability Board (FSB) criou a Força-tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas às Mudanças Climáticas (TCFD), iniciativa setorial presidida por Michael R. Bloomberg. A Força-Tarefa tem hoje quatro Vice-presidentes e 31 membros no total. A TCFD foi responsável por projetar divulgações financeiras relacionadas às mudanças climáticas, voluntárias e consistentes, para que as empresas divulguem informações para credores, seguradoras, investidores e outros stakeholders. O resultado deste trabalho é o Relatório de recomendações da TCFD, publicado em 29 de junho de 2017. Para mais informações sobre a TCFD, consulte www.fsb-tcfd.org.

Sobre a GIZ

Como empresa federal de utilidade pública, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH apoia o Governo Federal da Alemanha em seus objetivos na área de cooperação internacional. O Brasil e a Alemanha, juntos, enfrentam os desafios globais como a preservação da biodiversidade e o combate às mudanças climáticas. No Brasil, a cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável atua, principalmente, em duas áreas temáticas: proteção e uso sustentável das florestas tropicais, assim como energias renováveis e eficiência energética. Para mais informações acesse: www.giz.de/brasil.

Agende uma demo.