TCFD publica relatório final e pede mais progresso das empresas

58% das empresas estão de acordo com pelo menos cinco das 11 recomendações – mas apenas 4% cumprem com as 11

Hoje, a Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), criada pelo Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) em 2015, publicou o seu sexto e último relatório de status. O material destaca a aceleração constante nas empresas que divulgam informações alinhadas com a TCFD, mas enfatiza que mais progressos são necessários. Em média, para o ano fiscal de 2022, as empresas reportaram estar em linha com 5,3 das 11 recomendações da Task Force, acima da média de 3,2 em 2020. Embora os níveis de divulgação venham aumentando, ainda ficam aquém das 11 divulgações recomendadas.

As principais conclusões do relatório final de status da Task Force incluem:

  • 97 das 100 maiores empresas do mundo declararam apoio a TCFD, reportam em linha com as recomendações da TCFD ou ambos.
  • A porcentagem de empresas públicas que divulgam informações alinhadas com a TCFD continua a crescer, mas são necessários mais progressos. Para os relatórios do ano fiscal de 2022, 58% das empresas reportaram de acordo com pelo menos cinco das 11 divulgações recomendadas – acima dos 18% em 2020; No entanto, apenas 4% relataram em linha com todos os 11.
  • A divulgação de informações financeiras relacionadas com o clima nos relatórios financeiros é limitada. Em média, para o ano fiscal de 2022, as informações alinhadas com as 11 recomendações tinham quatro vezes mais probabilidade de serem divulgadas em relatórios anuais e de sustentabilidade do que em relatórios financeiros.
  • A maioria das jurisdições com requisitos de divulgação finais ou propostos relacionados ao clima especificam que tais divulgações sejam comunicadas em registos financeiros ou relatórios anuais.
  • Mais de 80% dos maiores gestores de ativos e 50% dos maiores proprietários de ativos apresentaram relatórios alinhados com pelo menos uma das 11 recomendações. Com base numa análise dos relatórios disponíveis publicamente, quase 70% dos 50 principais gestores de ativos e 36% dos 50 maiores proprietários de ativos divulgaram informações em linha com pelo menos cinco das recomendações.

Pouco depois de o Conselho Internacional de Normas de Sustentabilidade (ISSB) ter divulgado as suas normas de divulgação relacionadas com o clima e a sustentabilidade geral em junho de 2023, o FSB indicou que as normas – que se baseiam nas recomendações do TCFD – representam o culminar do trabalho da Task Force. Indicou ainda que a Task Force seria dissolvida após a divulgação do seu relatório de status de 2023.

Com o final do trabalho, a Task Force elogia o FSB pela sua liderança no estabelecimento da TCFD, que é guiado pela indústria, e por apoiar o seu trabalho. A Task Force está satisfeita com o fato de o ISSB monitorizar o progresso no estado das divulgações financeiras relacionadas com o clima por parte das empresas a partir do próximo ano e apoiar a implementação eficaz das suas normas.

À medida que os reguladores, os criadores de normas e outros órgãos apropriados continuam a impulsionar melhorias na divulgação financeira relacionada com o clima e a apoiar os esforços das empresas para fazerem tais divulgações, a Task Force acredita que é especialmente importante reconhecer a natureza dinâmica da divulgação financeira relacionada com o clima, bem como questões mais amplas de sustentabilidade e a necessidade de avaliação e ajuste contínuos, conforme for apropriado, à medida que as práticas continuam a evoluir. Também incentiva os órgãos apropriados a realizarem trabalhos ou continuar a impulsionar o progresso da seguinte forma:

  • Continuar a enfatizar a importância da divulgação pelas empresas da resiliência das suas estratégias em diferentes cenários relacionados com o clima, incluindo um cenário alinhado com o mais recente acordo internacional sobre alterações climáticas;
  • Garantir a interoperabilidade dos padrões ISSB com estruturas regionais e jurisdicionais para apoiar relatórios consistentes das empresas em todas as jurisdições e evitar múltiplos locais de relatórios;
  • Desenvolver orientações de implementação sobre tópicos como avaliação de riscos físicos relacionados ao clima e planejamento de adaptação, análise de cenários relacionados ao clima em nível setorial ou industrial e medição de emissões de GEE de Escopo 3 em nível setorial ou industrial;
  • Concentrar-se na divulgação que seja útil para decisões sobre outros tópicos de sustentabilidade – como biodiversidade, água e questões sociais – e considerar as conexões entre questões relacionadas com o clima e outras questões de sustentabilidade; e
  • Desenvolver um quadro de divulgação financeira relacionado com o clima para utilização por países e outras entidades soberanas, uma vez que uma divulgação soberana consistente apoiaria as empresas na preparação de divulgação financeira abrangente relacionada com o clima.

As recomendações da TCFD ajudaram a promover uma maior consistência entre os principais regimes de divulgação relacionados com o clima. Por exemplo, em 2019, vários regimes importantes de divulgação relacionados com o clima tinham incorporado as recomendações da TCFD nos seus requisitos e orientações. Além disso, vários governos, reguladores e criadores de padrões incorporaram ou inspiraram-se nas recomendações da TCFD no desenvolvimento de requisitos e padrões de relatórios relacionados com o clima, incluindo a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, o Parlamento do Reino Unido, a Comissão Europeia e o ISSB.

“Este relatório final deixa claro que fizemos enormes progressos no sentido de trazer maior transparência aos mercados financeiros, tanto no que diz respeito aos riscos como às oportunidades relacionadas com o clima”, disse Michael R. Bloomberg, Presidente do Task Force e Fundador da Bloomberg L.P. “Embora ainda haja muito trabalho a fazer, este progresso proporciona o impulso necessário para integrar plenamente os dados climáticos na economia global e estimular mais investimento privado em energia limpa. Nada disto teria sido possível sem o Conselho de Estabilidade Financeira, os seus atuais e antigos presidentes e o seu Conselho, e estamos gratos pela sua parceria e apoio.”

“A Task Force on Climate-related Financial Disclosures tem sido fundamental no avanço de divulgações financeiras consistentes relacionadas com o clima em todo o mundo”, disse Klaas Knot, Presidente do FSB. “As suas recomendações servem de base sobre a qual o ISSB e várias jurisdições construíram requisitos de divulgação. À medida que o trabalho da Task Force chega ao fim, gostaria de elogiá-lo pelas suas realizações, promovendo clareza e consistência em todos os relatórios financeiros globais relacionados com o clima.”

“A TCFD ajudou a impulsionar imenso progresso nas divulgações financeiras relacionadas com o clima – e o Relatório de Status deste ano mostra até onde chegamos”, disse Mary Schapiro, Líder do Secretariado do TCFD e Vice-Presidente de Políticas Públicas Globais da Bloomberg L.P. estamos gratos aos parceiros que tornaram possível este importante trabalho, incluindo o Conselho de Estabilidade Financeira pela sua liderança na criação da TCFD, os membros da Task Force e o Presidente Michael Bloomberg. Foi uma honra liderar este trabalho e estou orgulhoso de encerrar oito anos notáveis com o relatório de hoje e espero continuar os esforços para progredir ainda mais na transparência, particularmente no apoio ao desenvolvimento de planos de transição para emissões net zero.”

“As divulgações financeiras relacionadas ao clima são a bússola que orienta as empresas em águas desconhecidas – e a TCFD tem sido líder nesse aspecto”, disse Denise Pavarina, vice-presidente do TCFD e consultora sênior da DPP Intermediação de Negócios. “Adotar a transparência não é apenas uma questão de conformidade; é uma necessidade estratégica para as empresas prosperarem diante da incerteza. Estamos orgulhosos do progresso feito pela TCFD nesta jornada.”

“A TCFD emergiu como um farol de clareza numa era de desafios ambientais sem precedentes. A sua importância reside não apenas nos números e relatórios, mas no poder transformador que desencadeia sobre empresas e indústrias em todo o mundo”, disse Graeme Pitkethly, vice-presidente da TCFD e CFO da Unilever PLC. “Ao fornecer uma linguagem comum para a divulgação de riscos e oportunidades climáticas, a TCFD permitiu às empresas navegarem pelas complexidades de um mundo em rápida mudança, promovendo a resiliência e desbloqueando o crescimento sustentável.”

“Ao deixar claro os riscos e oportunidades colocados pelas alterações climáticas, estas divulgações capacitam as empresas e seus stakeholders a tomar decisões informadas que resguardam o seu futuro”, disse Yeo Lian Sim, Vice-Presidente da TCFD e Conselheiro Especial, Diversidade na Singapore Exchange. “A transparência é a moeda da confiança que proporciona a responsabilidade exigida por investidores, clientes e stakeholders. A TCFD serviu como um catalisador para ações transformadoras e esperamos continuar a progredir nas divulgações financeiras relacionadas com o clima no âmbito do ISSB.”

A partir de 2024, o ISSB assumirá a responsabilidade de monitorizar as divulgações relacionadas com o clima e reportar ao FSB. Os relatórios de status do TCFD, orientações de implementação e outras informações permanecerão disponíveis em www.fsb-tcfd.org.

O Relatório de Status de 2023 está disponível no site do TCFD. Recursos adicionais podem ser encontrados no TCFD Knowledge Hub.

Sobre a Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD)

Em 4 de dezembro de 2015, o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) criou a Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), liderada pela indústria, com Michael R. Bloomberg como Presidente. A Task Force conta atualmente com 30 membros. O TCFD foi solicitado a desenvolver divulgações financeiras voluntárias e consistentes relacionadas ao clima para uso pelas empresas no fornecimento de informações a credores, seguradoras, investidores e outras partes interessadas, que foram publicadas no Relatório de Recomendações do TCFD em 29 de junho de 2017. Mais informações sobre a TCFD podem ser encontradas em www.fsb-tcfd.org.

##

Agende uma demo.