Por Dana Hull, com a colaboração de Inyoung Hwang.
Quando a Tesla Motors exibir seu Model 3, nesta quinta-feira, o mundo verá o mais acessível dos sedãs elétricos, que faz parte do “master plan” da empresa há uma década.
Não se trata apenas de um novo carro. Trata-se de uma nova plataforma de veículos, que dá à Tesla a flexibilidade de adicionar novas carrocerias com relativa facilidade. A empresa disse que o Model 3 incluirá um sedã e também será a base para um SUV crossover. O CEO Elon Musk também comentou sobre seu desejo de produzir uma picape em algum momento.
Sam Jaffe, analista da Cairn Energy Research Advisors, previu em um relatório para clientes, na quarta-feira, que o Model 3 terá uma bateria de 65 quilowatts-hora e uma autonomia por recarga de cerca de 225 milhas (362 quilômetros). Na medição de quilowatts-hora por quilograma ou litro, a “densidade energética” de uma bateria determina a autonomia: quanto mais watts-hora, mais quilômetros um veículo é capaz de rodar por recarga. A alta densidade energética a um baixo custo é o santo graal da indústria de baterias e Jaffe disse esperar que as novas células do Model 3 terão aproximadamente 35 por cento mais energia do que cada célula do Model S e do Model X, também da Tesla.
Jaffe também disse que o compartilhamento de carros se transformará em parte significativa do modelo de negócio da Tesla nos próximos anos, em parte devido a recursos de direção autônoma como o “summon mode”, que permite que o carro trafegue por conta própria, em baixa velocidade, de uma vaga de estacionamento até seu proprietário. Se essa capacidade puder ser expandida para bairros inteiros, um veículo dessa frota poderia trafegar pelas proximidades e ser enviado quando necessário.
“A Tesla Motors se transformará em uma operadora importante do mercado de compartilhamento de carros”, disse Jaffe no relatório, pontuando que a empresa “controla a tecnologia do veículo e tem a capacidade de desenvolvimento do software que controla a plataforma de software que seria central em um serviço assim”.
Poucos vazamentos
Na preparação para a exibição do Model 3 poucas coisas foram vazadas sobre as especificações, o estilo e os recursos do veículo. A Tesla disse que a produção e as entregas começarão no fim de 2017; as reservas começam em todo o mundo nesta quinta-feira. Alguns clientes da Austrália, do Canadá, da Califórnia e de outras partes estão acampando do lado de fora das lojas locais para conseguir melhores lugares nas listas de espera, que são separadas por região. Os atuais proprietários do Model S e do Model X têm prioridade.
Em um discurso na Universidade de Nevada, nos EUA, em outubro, o diretor de tecnologia da Tesla, JB Straubel, repassou toda a história de desenvolvimento de produtos da empresa: o Roadster, o Model S, o Model X e, agora, o Model 3, no qual há uma equipe trabalhando há anos.
“A maior parte do Model 3 precisa ser nova”, disse Straubel, durante a sessão de perguntas e respostas do evento. “Com o X, conseguimos fabricar com uma porção de componentes em comum com o S, mas com o Model 3 não pudemos fazer isso. Por essa razão, estamos inventando uma plataforma completamente nova para o Model 3. O carro tem uma nova arquitetura de bateria, uma nova tecnologia de motor, uma estrutura de veículo totalmente nova — é bastante trabalho. Isto é algo que começamos há alguns anos. É um veículo totalmente novo — e é assim que tem que ser”.
“A expectativa é que os detalhes serão escassos na noite de exibição desta quinta”, disse Ben Kallo, analista da Robert W. Baird & Co. “Há muito interesse nos materiais; o Model S e o X eram totalmente em alumínio. Não sabemos de que será feito o 3, ou quais tipos de recursos autônomos serão revelados”.
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