Tesouraria Corporativa: Gestão eficiente em tempos de incerteza

Automatizar fluxos do dia a dia e adotar plataformas digitais para negociação eletrônica com redução de riscos são algumas das estratégias para mais eficiência operacional em cenários de mais complexidade

Em um ambiente repleto de volatilidade, com previsões de recessão global em 2023 e mudanças de governo no Brasil, agilidade e capacidade de dar respostas rápidas são vitais para as tesourarias corporativas, que precisam de dados em tempo real para alimentar insights e previsões. O atendimento desses requisitos exige automatização de processos para uma gestão eficiente que traga vantagem competitiva, principalmente em tempos de incertezas do mercado financeiro.

Com a era digital e um mundo cada vez mais conectado, a transformação das tesourarias corporativas é uma necessidade para ganhos de eficiência operacional. O processo de reinvenção dessa área dentro das companhias passa por uma estratégia apoiada em tecnologias que automatizam fluxos do dia a dia para mais produtividade com redução de riscos. E mais: os analistas podem trabalhar de qualquer lugar com acesso das aplicações pela nuvem.

Um panorama traçado por analistas da Bloomberg indica que o ambiente macroeconômico para 2023 será menos favorável com tensões inflacionárias no cenário global. As projeções apontam crescimento da taxa de juros no mercado internacional e no Brasil, com impactos nas operações financeiras.

Diante do novo contexto mundial, é importante ter tecnologias para acessar dados em tempo real e gerar relatórios com mais velocidade para tomar decisões melhores.

Confira a seguir alguns insights de como as tesourarias corporativas podem ter uma gestão mais eficiente para lidar com os tempos de incerteza.

  1. Como promover a transformação digital da tesouraria corporativa
  2. Vantagens da negociação eletrônica
  3. Automação da gestão de risco

 

Como promover a transformação digital da tesouraria corporativa

Faz parte do dia a dia da tesouraria corporativa administrar caixa e liquidez, dívidas, riscos e reforçar o relacionamento com bancos. Muitos desses fluxos são realizados manualmente ou com uso de diversos sistemas corporativos. Além de dificultar a consolidação das informações, esse processo consome mais tempo dos tesoureiros, pode gerar erros e inconsistências dos relatórios.

Marco Aurelio Mota, especialista de renda fixa e moeda da Bloomberg, observa que muitos dos relatórios das tesourarias corporativas são produzidos por planilhas Excel. Durante a sétima edição do Corporate Symposium 2022, ele demonstrou formas de automatizar fluxos manuais, ainda mais no contexto atual da economia em que os analistas do setor precisam traçar cenários sobre as mudanças da economia.

Entre os exemplos, citou funções do Terminal Bloomberg para traçar métricas de juros para dívidas em dólar em 2023, analisar estimativas da inflação em diferentes mercados e medir riscos da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Ouça aqui as dicas de Mota para: 

Acesso rápido a relatórios sobre impacto da invasão na Ucrânia para operações financeiras.

Além das funções do Terminal Bloomberg, outras plataformas digitais da Bloomberg ajudam as tesourarias corporativas a melhorarem sua gestão operacional. Duas delas são os sistemas FXGO, para negociação eletrônica e fechamento das operações de câmbio; e o MARS (Multi-Asset Risk), para controle de risco multiativos.

Vantagens da negociação eletrônica

Realizar leilões com maior número de bancos e fechar negociações com rapidez, transparência e confiabilidade dos dados. É a proposta do FXGO que faz operações de câmbio à vista, NDFs (contrato a termo de moeda), aplicações, swaps e commodities no mercado local e externo, entre outras funções.

“O FXGO permite realizar várias atividades do mundo do fluxo das tesourarias”, diz Marcelo Biondo, especialista em plataformas eletrônicas de negociação Bloomberg. Algumas funções do sistema para apoiar tesoureiros no dia a dia são:

1- Trading – Permite convidar vários bancos para participar de uma RFQ (solicitação de cotação) em um chamado simultâneo e verificar as respostas de preços de forma consolidada.

2- Integração – Sistema conversa com aplicativos de negócio internos da empresa como o ERP (sistemas de gestão empresarial) e faz registro automático das operações nessas bases de dados.

3- Transparência – Controla todo o processo de negociação e execução, documentando e compartilhando informações sobre cada operação entre os envolvidos no processo para garantir a confiabilidade dos dados.

Biondo explica aqui sobre as principais funções do FXGO:

Uma das vantagens do FXGO é o uso de formatos prontos e importação de dados prontos da Bloomberg, sem necessidade de digitação, aumentando a produtividade dos tesoureiros. A ferramenta se encarrega de reunir bancos, gerar relatório consolidado das cotações e selecionar as melhores ofertas para fechamento da negociação.

Biondo detalha aqui o funcionamento do leilão do FXGO com bancos:

Automação da gestão de risco

Com a complexidade do ambiente macroeconômico, aumenta a demanda das tesourarias por eficiência e transparência das operações financeiras para mais visibilidade dos riscos.

O MARS auxilia tesourarias corporativas nesse desafio com ferramentas para automatizar a gestão de risco e caixa. Pode ser integrado com internos como ERPs e TMS (gestão de tesouraria). Além de simplificar o trabalho de compliance, faz com que analistas se liberem de funções operacionais para se concentrarem em atividades mais estratégicas.

A plataforma permite acompanhar todo o ciclo de vida e fluxo de execução das negociações, controlar risco e contabilidade de hedge, entre outras funções. Tudo conectado e com mais produtividade.

Ouça aqui comentários de Marco Aurelio Mota sobre: 

Gestão de risco com o MARS.

O FXGO e MARS funcionam interconectados com o Terminal Bloomberg. Juntas, essas plataformas têm a missão de contribuir para que as tesourarias corporativas se automatizem para operações com ganhos de produtividade e eficiência. São algumas estratégias para colocar essa área na estrada digital e atuar com mais inteligência para dar respostas rápidas aos negócios. Acesse aqui para mais informações a respeito do FXGO e MARS.

Agende uma demo.