Tesoureiros corporativos procuram novas estratégias de mitigação de câmbio

Para minimizar prejuízos no mercado de câmbio, executivos analisam novas fórmulas a fim de equilibrar o Fluxo de Caixa em Risco (CFaR) e Ganhos em Risco (EaR).

Tesoureiros corporativos estão explorando o uso de técnicas mais complexas de gerenciamento de risco para equilibrar melhor a liquidez e o risco de ganhos e minimizar as perdas cambiais, de acordo com os resultados da pesquisa da Bloomberg anunciada hoje.

Mais de 100 tesoureiros corporativos, analistas financeiros e gerentes de risco responderam à pesquisa, que apontou que o Fluxo de Caixa em Risco (CFaR) e Ganhos em Risco (EaR) ganharam reconhecimento como as mais recentes soluções de gerenciamento de risco. Os resultados mostram que 34% dos entrevistados já usam CFaR ou Valor em Risco (VAR), 29% estão considerando usá-lo, e apenas 8% nunca ouviram falar a respeito. A pesquisa também revelou que 64% dos entrevistados disseram que precisam melhorar ou estão considerando melhorias na atual política de cobertura de sua empresa.

No entanto, quando questionados sobre os obstáculos no caminho da adoção de uma política de cobertura baseada no CFaR, 66% dos entrevistados citaram as dificuldades de explicar a política internamente e ao conselho. Outro obstáculo é a tecnologia: 41% dos entrevistados citaram que sua empresa reluta em mudar a tecnologia atual. A discussão também envolveu a importância dos principais indicadores de desempenho (KPIs).

“Devido ao fluxo de caixa e à volatilidade dos ganhos, as empresas estão migrando do modelo de cobertura percentual desatualizado para uma perspectiva de gerenciamento de risco, já que não são capazes de vincular suas antigas estratégias aos KPIs exigidos pelo conselho”, disse Mark Lewis, Gerente de Produto de Tesouraria Corporativa na Bloomberg.

Explicar a política internamente e atualizar a tecnologia não foram os únicos desafios que os entrevistados citaram na implementação do CFaR e EaR. Eles também estavam preocupados que tal política seria muito complexa (29%), que poderia ser muito cara de implementar e executar (26%), ou que não proporcionaria benefícios suficientes (13%).

“Temos trabalhado em estreita colaboração com os clientes para enfrentar os reais desafios de explicar o CFaR/EaR aos seus conselhos e atualizar seus sistemas de tecnologia. A Bloomberg disponibiliza ferramentas que podem ser usadas pelos clientes para avaliar a mudança para CFaR/EaR e tornar mais fácil explicar como essa técnica funciona ao longo do tempo. Além disso, nossas ferramentas podem ser usadas isoladamente ou conectadas a um fluxo de trabalho existente, tornando a implementação perfeita ”, acrescentou Lewis.

A pesquisa foi conduzida durante o recente webinar on-line da Bloomberg “Os Benefícios do CFaR e EaR para o Gerenciamento de Riscos Corporativos”, para discutir como o Fluxo de Caixa em Risco (CFaR) e os Ganhos em Risco (EaR) podem explicar melhor o risco dos lucros e a volatilidade do fluxo de caixa às suas demonstrações financeiras.

Sobre a Bloomberg

A Bloomberg, líder global de informações financeiras e de negócios e notícias, fornece aos tomadores influentes de decisão uma vantagem crítica, conectando-os a uma rede dinâmica de informações, pessoas e ideias. A força da empresa – fornecimento de dados, notícias e análises através de uma tecnologia inovadora, de forma rápida e precisa – é o cerne do Terminal Bloomberg.. As soluções corporativas da Bloomberg estão centradas na força principal da empresa: alavancar a tecnologia para permitir que clientes acessem, integrem, distribuam e gerenciem seus dados e informações entre organizações de forma mais eficiente e eficaz.

Agende uma demo.