Trading automatizado: melhor desempenho das negociações

Melhor produtividade

Diante da pressão implacável para reduzir custos, aumentar a produtividade, e construir e manter relacionamentos com clientes, ao mesmo tempo em que geram retornos crescentes, as empresas de investimento e gestão de ativos buscam formas de utilizar a tecnologia a seu favor. O potencial e os benefícios da automação total ou parcial das negociações são muito expressivos para serem ignorados à medida que a adoção do trading eletrônico foi acelerada, particularmente para os instrumentos OTC.

A automação nos mercados de títulos pode transformar a forma como a mesa de operações de renda fixa opera e oferece maior velocidade e precisão no trading, além de permitir que traders trabalharem em tarefas de maior valor que se beneficiam da intervenção humana. Isto inclui a disponibilidade para se concentrar em tarefas mais importantes, como lidar com ordens complexas, gerenciar relacionamentos com clientes ou interagir com gerentes de portfólio para melhor aconselhá-los na seleção de ordens antecipadamente.

Descubra as soluções da Bloomberg para o Buy Side.
Saiba mais

O poder da combinação da TCA e da automação

Além dos benefícios de permitir que um gerente de investimento dimensione sua mesa de operações por meio do uso de tecnologia além do capital humano, muitos reconhecem agora que a automação também pode levar a melhorias no desempenho da execução, conforme medido pela análise de custos de transação (TCA, na sigla em inglês).

Por exemplo, o Baader Bank Asset Management Services implantou as soluções da Bloomberg para encaminhar suas negociações ao mercado mais rapidamente, reduzir o tempo de decisão e gerar melhores preços, enquanto minimiza a exposição à volatilidade do mercado. As negociações executadas por meio da função Criação de regra (RBLD) da Bloomberg, uma oferta de automação de multiativos sem código, superaram as negociações manuais e geraram um aumento de desempenho de 16% em relação ao benchmark de preço médio de compra/venda (“arrival price”, ou preço de chegada em tradução livre). O Baader conseguiu obter facilmente este ponto de dados usando uma integração predeterminada entre a RBLD e o produto TCA de multiativos da Bloomberg (BTCA).

Além das melhorias de desempenho, o Baader Bank, assim como muitos outros clientes, vê a funcionalidade RBLD da Bloomberg como um veículo para expandir seus negócios. “A maior eficiência trazida pela integração de RBLD ao nosso fluxo de trabalho da mesa de operações disponibiliza recursos adicionais importantes para dimensionar nossa linha de negócios de serviços de gestão de ativos”, conta Andreas Nomrowski, head de gestão de ativos e serviços do Baader Bank.

Codificação de execuções entre classes de ativos

Para instituições internacionais com muitas mesas em diferentes classes de ativos, a “codificação” de sua política de execução, necessária para a implementação da automação, é uma oportunidade de industrializar suas atividades de trading e alcançar um novo nível de desempenho.

Agende uma demo.