Transação da LIBOR está no caminho certo mas há obstáculos operacionais, aponta pesquisa da Bloomberg e PRMIA

As empresas com exposição à LIBOR estão progredindo em seus preparativos para a transição, mas enfrentam uma série de obstáculos operacionais, tecnológicos e comerciais, de acordo com uma nova pesquisa da Bloomberg e da Professional Risk Managers ‘International Association (PRMIA). A pesquisa, que foi conduzida de junho a agosto de 2021, entrevistou 134 executivos sêniores de empresas de serviços financeiros e corporações em todo o mundo que estão enfrentando exposições a derivativos devido à mudança de LIBOR para taxas livres de risco (RFRs). Os resultados indicam que as empresas estão cientes e planejando a transição da LIBOR, mas estão executando o processo com vários graus de confiança.

De acordo com os resultados, 89% dos entrevistados indicaram que suas empresas estariam em sua maioria (54%) ou completamente (35%) prontas para a transição no prazo. No entanto, os principais desafios identificados foram de natureza técnica, demonstrando como a transição da LIBOR apresenta obstáculos difíceis até mesmo para as empresas mais sofisticadas. 82% dos entrevistados identificaram os sistemas e a prontidão operacional como um obstáculo, e a mesma porcentagem apontou a reformulação dos contratos e acordos existentes como um desafio. Outros fatores identificados como desafios incluem a escolha e negociação de novas taxas e convenções alternativas (72%) e alcance e negociação com os clientes (70%).

Apesar disso, as empresas ainda estão tomando importantes decisões de transição. A grande maioria das empresas (78%) já tomou medidas críticas, como identificar exposições e avaliar os riscos de transição. No entanto, apenas 65% tomaram medidas para determinar o impacto das taxas livres de risco em instrumentos legados, e apenas 46% integraram novos produtos com base nessas novas taxas em suas estratégias de avanço. Além disso, a pesquisa descobriu que, embora mais de 14.600 empresas tenham assinado o Protocolo de Fallbacks do IBOR de 2020 da ISDA em outubro de 2021, 72% ainda esperam que suas empresas, definitivamente ou provavelmente, continuarão a deter derivativos baseados na LIBOR após 31 de dezembro de 2021.

“Conforme entramos na fase final da transição da LIBOR, ainda há muitas decisões críticas que as empresas precisam tomar, não importa o quão avançadas estejam no processo de transição”, disse Jose Ribas, chefe global de soluções de risco e precificação da Bloomberg. “Estamos focados em fornecer aos clientes soluções que apoiem seus esforços em todas as fases do processo de transição para cumprir os prazos recomendados.”

A Bloomberg oferece um conjunto abrangente de soluções para suportar a transição LIBOR, incluindo análise de cenário para determinar o impacto da transição para RFRs em carteiras. Os clientes licenciados podem baixar conjuntos de dados de fallback de segurança em dinheiro para ajudar a identificar linguagem de fallback relevante para títulos vinculados à LIBOR em suas carteiras. Os clientes também podem acessar dados de referência de renda fixa, que fornecem termos e condições detalhados para apoiar as novas estruturas e cálculos, e dados de ações corporativas. No Terminal, a Bloomberg oferece serviços de negociação em títulos à vista e derivativos com referência a RFRs.  A Bloomberg também publica ajustes de prazo e spread para os fallbacks que a ISDA pretende implementar para determinados LIBORs. Além disso, BSBY, o Índice de Rendimento Bancário de Curto Prazo da Bloomberg é uma série de taxas de referência prospectivas com prêmios de risco embutidos que medem o rendimento pelo qual bancos sistemicamente importantes acessam o financiamento de atacado sem garantia em USD. Para mais informações, visite Bloomberg.com/Libor.

Para ver os resultados completos da pesquisa, clique aqui.

Agende uma demo.