Transição da LIBOR: traders precisam de prazos para adotar a SOFR

Análise de Robert Mackenzie Smith, analista sênior de estrutura de mercado da Bloomberg Intelligence. Exibido antes no Terminal Bloomberg.

Um salto nos swaps lineares referenciados à taxa de financiamento overnight garantida (SOFR, na sigla em inglês) — a suposta sucessora da LIBOR em dólar americano — após uma pressão para que os brokers interdealer abandonem a LIBOR definitivamente em 25 de outubro, sugere que estes prazos também deveriam ser aplicados a outras áreas do mercado para impulsionar efeitos semelhantes. Reguladores estabeleceram um prazo até o fim do ano para abandonar novas negociações referenciadas à LIBOR.

Últimos dias da LIBOR, à medida que a SOFR avança

O dia 25 de outubro marcou o primeiro dia no qual as telas que utilizavam a LIBOR escureceram, e os quatro principais brokers interdealers tiveram um número significativamente menor de negociações referenciadas à Libor em USD. Embora tenha sido só um dia, é muito importante ressaltar que houve apenas um swap linear LIBOR em USD negociado nas plataformas de execução de swap (SEFs, na sigla em inglês) BGC SEF e IGDL, e que o número de negociações em SOFR nas plataformas Tradition SEF e tpSEF foi maior.

Uma semana completa de dados possibilita uma melhor percepção de sucesso, mas fica claro que, desde o início da iniciativa “SOFR First” em 26 de julho, os cronogramas estabelecidos pelo Alternative Reference Rates Committee (ARRC) têm funcionado. Outros cronogramas podem ser necessários em todos os mercados para alcançar o fim definitivo da LIBOR em dólar americano até o fim do ano.

Fonte: Bloomberg Intelligence

Cronogramas do ARRC impulsionaram a adoção da SOFR

O destino da SOFR parece mais certo do que se esperava no início do terceiro trimestre, quando o volume de negociações referenciadas à nova taxa ainda não havia aumentado para os derivativos de balcão (OTC). Desde o início da iniciativa “SOFR First” em 26 de julho, a mudança nas negociações tem sido significativa. Agora, 78% dos swaps vanilla estão vinculados à SOFR nos principais brokers interdealers, de acordo com os dados da Clarus FT. Em 2022, nenhuma nova negociação referenciada na Libor USD será permitida.

A terceira fase da iniciativa “SOFR First” foi programada, e esperamos que a SOFR seja utilizada na maioria das negociações do mercado de swaptions a partir de 8 de novembro. A fase final diz respeito aos derivativos negociados em bolsa, bem como a outros swaps de moedas cruzadas ainda não cobertos pela segunda fase. Esta fase deve ser programada durante o próximo mês, para ajudar a impulsionar o mercado antes do fim do ano.

Fonte: Clarus FT

Volume de SOFR pode mais do que dobrar esta semana

Em volume nocional, os swaps afetados pela fase inicial da iniciativa “SOFR First” resultaram em 42% das negociações referenciadas na SOFR em setembro, em comparação à LIBOR em USD e aos fundos federais americanos (Fed Funds). Esperamos que este número seja maior que o dobro até o fim do mês, à medida que a SOFR passa a ser o padrão de mercado para as negociações de swaps lineares.

As plataformas de execução de swap (SEFs) operadas pelos três principais brokers interdealer nos EUA foram afetadas pela transição à SOFR, com a IGDL — administrada pela TP ICAP — e a Tradition SEF registrando a maior porcentagem de swaps em SOFR lineares em setembro: 51% e 55%, respectivamente.

Fonte: Bloomberg Intelligence

Mercado LIBOR não linear: prazo para a transição se esgota

A terceira fase da “SOFR First”, iniciativa apoiada por reguladores para a transição da LIBOR em USD nas negociações de derivativos, começará em 8 de novembro. Assim como nas outras fases, afetará apenas o mercado interdealer e será limitada a swaptions, caps e floors.

Enquanto esperamos que as negociações referenciadas na SOFR nesta parcela do mercado aumentem, é provável que, pelo menos, 50% das negociações ainda sejam em LIBOR em dólar americano, com base nos números de outros mercados impactados pela iniciativa “SOFR First”, também para swaps lineares ou de moeda cruzada. Também acreditamos que todas as negociações serão liquidadas fisicamente, dado que a taxa de swap ICE para SOFR ainda não está disponível para propósitos de negociação.

CFTC, 15 de outubro de 2021
Agende uma demo.