Por Shelly Hagan.
O Uber está vencendo e os táxis não são os únicos que estão perdendo. A startup de carona compartilhada aumentou sua popularidade entre os viajantes empresariais no ano passado, enquanto o uso de carros alugados e outras opções tradicionais de transporte terrestre caíram, segundo a Certify, a segunda maior provedora de softwares de gestão de custos e viagens da América do Norte.
O Uber respondeu por 52 por cento do total de transações de transporte terrestre por meio do sistema da Certify no trimestre passado, ficando com a maior parte do mercado pela primeira vez. O Uber superou os carros alugados em número de transações pela primeira vez um ano antes, embora as reservas de carros alugados tenham respondido por uma receita significativamente maior.
Os serviços de táxi e de aluguel de carros sofreram o impacto da expansão do Uber, caindo para 33 por cento e 11 por cento, respectivamente, no quarto trimestre de 2016. Os táxis, em particular, tiveram em 2016 seu ano mais difícil, com queda de mais de 37 por cento desde o primeiro trimestre de 2014, informou a Certify.
A rival americana de carona compartilhada Lyft também ampliou sua participação nas despesas das empresas. Apesar de pequena, a participação da empresa dobrou para 4 por cento no último trimestre. O website de aluguel de residências Airbnb também duplicou suas transações a cada ano desde 2014, informou a Certify.
O crescimento do Uber pode ter sido impulsionado em parte por seu baixo custo. O custo médio de uma corrida de Uber nos relatórios de despesas da Certify no último trimestre foi de US$ 24,75. O do Lyft foi de US$ 24,99 e o dos táxis, de US$ 34,62.
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