Por Vinícius Andrade.

Todos os 49 analistas consultados pela Bloomberg estimam que o Banco Central reduza a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual nesta quarta-feira, dos atuais 7,50% para nova mínima histórica de 7,00%. É a segunda vez seguida em que há um unanimidade a respeito de decisão da autoridade monetária. Em outubro, pesquisa Bloomberg também apontava consenso entre os economistas, com expectativa de queda da Selic de 8,25% para 7,50%, que se confirmou.

Cobertura completa do Copom

Hoje

Acompanhe em tempo real a cobertura completa do Copom através da função TLIV no seu Terminal Bloomberg

Para criar um alerta para todos os TLIV em português, incluindo a cobertura do próximo Copom, clique aqui. Escolha ‘Exibir e editar’, clique em ‘Definir envio de alerta’ e selecione ‘Exibir uma janela pop up’, ‘Envie-me uma MSG’ ou qualquer outro alerta de sua preferência.

O corte de 50 pontos-base é “consenso absoluto” e a questão principal será como o Copom comunicará os próximos passos, de acordo com Isabela Guarino, economista da XP Gestão, em entrevista por telefone. A expectativa é que o comunicado do BC mantenha a porta aberta tanto para um encerramento do alívio monetário quanto para novo corte no início de 2018. A primeira reunião do Comitê no próximo ano acontece em 6 e 7 de fevereiro.

A cobertura do Copom desta quarta-feira também será feita no formato blog pelo TLIV em português, a partir das 18:10

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.