Por Albert Cheung e Aleksandra O’Donovan
Em 2022, a BloombergNEF passou a apoiar o trabalho do Zero Emission Vehicle Transition Council (ZEVTC, ou Conselho de Transição de Veículos de Emissão Zero em tradução livre), um fórum internacional que reúne governos que representam mais da metade do mercado automotivo mundial, para acelerar o ritmo da transição global para veículos com emissão zero.
Para coincidir com a Reunião Ministerial do ZEVTC realizada hoje em Leipzig, na Alemanha, a BNEF divulgou um ‘painel‘ que mostra a velocidade do avanço da transição aos veículos zero emissões (VZEs) em escala mundial, e nos países do Conselho.
Algumas das principais descobertas do painel estão a seguir:
- As vendas globais de veículos elétricos de passageiros (VE) cresceram 103% em 2021, para quase 6,6 milhões de unidades. Os países membros do ZEVTC combinados foram responsáveis por 50% destas vendas de veículos elétricos. Cerca de 70% das vendas mundiais de veículos elétricos correspondem a veículos totalmente à bateria, que são neutros de emissão de carbono no tubo de escape. Cerca de 30% corresponde a veículos híbridos plug-in, enquanto os veículos movidos a célula de combustível ficam abaixo de 1% do mercado.
- Globalmente, os VEs representaram 13% das vendas de veículos de passageiros no quarto trimestre de 2021, ou 9% com a exclusão dos híbridos plug-in. Se os híbridos plug-in forem incluídos, países como a Noruega (97%), a Suécia (60%), a Holanda (51%) e a Dinamarca (49%) atingiram penetrações de vendas muito altas no quarto trimestre de 2021, o que mostra uma verdadeira demanda em massa por veículos mais limpos. Outros países ainda estão no processo de lançamento de seus mercados.
- A base de infraestrutura pública para carregamento cresce de forma constante. Um país típico do ZEVTC adicionou cerca de 20 a 30% à sua base instalada de conectores de carregamento público em 2021, enquanto alguns (principalmente a Índia e a Itália) adicionaram conectores a uma taxa muito maior.
- Várias montadoras com sede ou grandes operações nos países do ZEVTC ultrapassaram 10% de VEs em suas vendas: BMW, Geely, Mercedes-Benz e Grupo VW. A Tesla é a principal fabricante de veículos elétricos desde 2018.
- As vendas de caminhões com emissão zero ainda estão muito baixas, deixando a descarbonização de veículos comerciais muito aquém do progresso alcançado no segmento de veículos de passageiros. No entanto, três grandes fabricantes de caminhões apresentaram, recentemente, planos para caminhões médios e pesados com emissões zero. Entre 2019-2021, estes três fabricantes (Daimler, Volvo e Traton) venderam cerca de 450.000 unidades anualmente nos países do ZEVTC, o que representa cerca de 30% do mercado.
- A demanda global por petróleo no transporte rodoviário atingiu cerca de 43,7 milhões de barris por dia em 2021, um ligeiro aumento desde 2015. A adoção de veículos elétricos e de veículos a célula de combustível permitiu evitar a utilização de quase 1,5 milhão de barris de petróleo por dia em 2021 – cerca de 3,3% da demanda total. A demanda deslocada é aproximadamente equivalente a um quinto das exportações totais de petróleo e derivados da Rússia antes da guerra, e aproximadamente o dobro das importações alemãs de petróleo e produtos russos no final de 2021.
A apresentação completa pode ser baixada aqui.
Sobre a BloombergNEF
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