Venda de GNL em 2017 terá o crescimento mais rápido desde 2011 com preços baixos, falta de energia nuclear e aumento da capacidade de fornecimento

BNEF projeta demanda de GNL crescendo para 280MMtpa este ano e para 479MMtpa até 2030. Porém, novos projetos de exportação nos EUA e Austrália podem levar a um excesso de capacidade até 2024

Londres, Nova York e Cingapura, 13 de setembro de 2017 – As importações de gás natural liquefeito (GNL) atingirão um novo recorde neste ano, depois de um crescimento robusto de 8,8% – o mais rápido desde 2011, de acordo com uma nova pesquisa publicada hoje. Esse aumento é impulsionado pela incerteza da geração de energia nuclear no Nordeste da Ásia, reformas no mercado de energia e preocupações com a poluição do ar na China, e crescimento da capacidade nas principais regiões exportadoras. Isso ocorre apesar das interferências como a divergência entre o Catar e a Arábia Saudita, limitações na demanda de exportação no leste da Austrália e queda na demanda na América Latina.

A Global LNG Outlook 2017, última previsão da equipe global de gás da Bloomberg New Energy Finance, mostra que o consumo continuará a subir apesar de uma queda global da demanda cumulativa da maior região importadora do mundo: Japão, Coréia do Sul e Taiwan (JKT).

Ashish Sethia, chefe global de análise de GNL, disse: “A Ásia continuará a ser o centro de gravidade da demanda mundial de GNL, importando mais de 70% do combustível até 2030. No entanto, a partir de 2025, a China, a Índia e o Sudeste Asiático importarão juntos mais GNL do que o Japão, a Coréia e Taiwan combinados”.

O relatório destaca que o GNL continuará a alcançar novos mercados à medida que os preços se mantiverem baixos, enquanto a tecnologia de regaseificação e armazenamento flutuante facilita o estabelecimento de infraestrutura de importação de baixo custo em novos países.

“Até 2022, 20% da capacidade global de importação de GNL será de terminais de armazenamento flutuante e regaseificação, que têm implantação mais rápida. Isso ajudará a abrir a demanda em muitos novos mercados”, comentou Maggie Kuang, chefe da análise de GNL para Ásia-Pacífico, e principal autora do relatório.

A previsão é que as importações europeias de GNL se expandam a longo prazo e ultrapassem 100MMtpa até 2030.

“As importações europeias de GNL duplicarão até o final dos anos 2020, pois o declínio da produção interna abre oportunidades para as exportações russas de gasodutos e GNL”, afirmou John Twomey, chefe de análise de gás na Europa.

O crescimento sustentado da demanda não deverá resultar em aumento de preços, já que a previsão para o fornecimento de GNL é maior até 2024 – impulsionada pela elevação significativa da capacidade de exportação nos EUA e na Austrália.

Anastacia Dialynas, analista líder de GNL para as Américas, disse: “Mais de 20% ou 146MMtpa de da capacidade proposta de exportação de GNL proposta em toda a América do Norte, tem todas as aprovações governamentais necessárias. O governo Trump está apoiando ainda mais a indústria de exportação de GNL. No entanto, os projetos enfrentam obstáculos que são mais econômicos do que reguladores: encontrar compradores e comprometer-se com uma decisão de investimento final”.

Somente 5,7 MMtpa de contratos a termo de GNL foram assinados no primeiro semestre de 2017, o menor valor para qualquer semestre desde 2010. A falta de interesse dos compradores em comprometer-se com contratos de longo prazo também dificulta a construção e o financiamento dos projetos de exportação.

Além disso, os novos exportadores de GNL nos EUA não só competirão com operadores consagrados, como também com empresas internacionais de petróleo. Os compradores tradicionais estão emergindo como operadores de portfólio, uma vez que um número crescente de seus contratos de compra lhes permite desviar e revender cargas de GNL.

Um resumo executivo da previsão Global LNG Outlook 2017 da BNEF pode ser baixado por meio do nosso site.

Sobre a Bloomberg New Energy Finance

A Bloomberg New Energy Finance (BNEF) é uma empresa de pesquisa de indústria focada em ajudar profissionais do setor de energia a gerar oportunidades. Com um time de mais de 200 experts espalhados por todo o mundo, a BNEF oferece análises e insights independentes, permitindo que tomadores de decisão naveguem em uma economia de energia em constante evolução.

Alavancando os bancos de dados de energia mais sofisticados do mundo, a BNEF sintetiza dados proprietários em uma narrativa astuta que envolve as implicações financeiras, econômicas e políticas de tecnologias de energia emergentes.

A Bloomberg New Energy Finance é impulsionada pela rede global de 19 mil funcionários em 192 localidades da Bloomberg, que reportam 5 mil notícias por dia. Visite https://about.bnef.com/ ou solicite mais informações.

Sobre a Bloomberg

A Bloomberg, líder global de informações financeiras e de negócios e notícias, fornece aos tomadores influentes de decisão uma vantagem crítica, conectando-os a uma rede dinâmica de informações, pessoas e ideias. A força da empresa – fornecimento de dados, notícias e análises através de uma tecnologia inovadora, de forma rápida e precisa – é o cerne do Terminal Bloomberg. As soluções corporativas da Bloomberg estão centradas na força do núcleo da empresa: alavancando a tecnologia para permitir que clientes acessem, integrem, distribuam e gerenciem seus dados e informações entre organizações de forma mais eficiente e eficaz. Para obter mais informações, visite www.bloomberg.com.br ou solicite uma demonstração.

Agende uma demo.