Viena poderia ser a nova capital financeira da Europa

Por Chris Hughes.

Nem Paris nem Frankfurt desbancarão Londres como o principal centro financeiro da Europa. Mas, e Viena?

Um grande banco russo está considerando transferir uma parte maior de seus negócios para a capital austríaca enquanto o Reino Unido caminha para o Brexit. O VTB já tem algumas operações na cidade, mas existe uma série de motivos pelos quais Viena também poderia ser atraente para outras instituições.

A Europa não tem certeza de que conseguirá proporcionar a base para um centro financeiro se Londres deixar de sê-lo. George Osborne, ex-ministro das Finanças do Reino Unido, alertou que se Londres perdesse seu status após o Brexit o continente teria dificuldades para substituí-la. Ele acha que o setor de tecnologia financeira poderia se mudar para a Califórnia, nos EUA. Os executivos dos bancos americanos são mais propensos a transferir os negócios para Nova York do que para a zona do euro se deixarem Londres, a julgar pelos sinais emitidos na reunião anual do Instituto Internacional de Finanças.

Então, se a Europa quiser ter seu próprio centro financeiro, ela precisa de um lugar que cumpra os requisitos. Viena é uma cidade agradável e fica geograficamente no coração da Europa. É possível imaginar financistas que estejam abertos à ideia de se mudarem para lá e de se estabelecerem na cidade durante uma boa parte de suas carreiras. É verdade que Viena não tem o burburinho extremamente cosmopolita de Londres — mas praticamente nenhum dos outros centros financeiros alternativos da Europa tem.

Esses fatores colocam Viena entre as favoritas. Mas sua principal vantagem é simplesmente não ser nem Paris nem Frankfurt. Só pode haver um centro financeiro e se as únicas opções fossem as capitais financeiras francesa e alemã, uma delas teria que perder. É difícil imaginar a França ou a Alemanha aceitando calmamente que a outra merece o prêmio. Fazer as coisas avançarem na Europa tem sido, historicamente, minimizar objeções e chegar a um acordo que todos possam apoiar.

Com base nisso, talvez algum dia Viena seja o lar não apenas do VTB.

Esta coluna não reflete necessariamente a opinião da Bloomberg LP e de seus proprietários.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.