Votação na Argentina alimenta esperança de ganho inesperado em utility bonds

Por Pablo Gonzalez.

Investidores de títulos utilitários da Argentina podem vir a ser os maiores vencedores caso o candidato da oposição, Mauricio Macri, ganhe o segundo turno da eleição presidencial de domingo.

Depois de anos de tarifas quase congeladas, Macri disse que os subsídios devem ser redistribuídos para beneficiar apenas os mais necessitados. Isso implicaria em taxas maiores pagas por uma maioria de casas e melhoraria na situação financeira das distribuidoras de energia elétrica, como Transener e Edenor.

Essa expectativa já levou a um rally em utility bonds desde 25 de outubro, quando Macri, que prometeu uma economia mais baseada no mercado, ganhou votos suficientes no primeiro turno para forçar um segundo turno contra o candidato da situação Daniel Scioli. Notas da Transener de 2021 devolveram 10,8%, enquanto as de 2022 da Edenor saltaram 7,1%.
 

graf01

 
Pior déficit da Argentina em quase 30 anos, também vai aumentar a pressão sobre o próximo governo para mudanças políticas, incluindo os subsídios de energia elétrica. As contas de energia da classe média alta em Buenos Aires são de apenas 40 pesos (US $ 4,15) a cada dois meses. Scioli disse durante um debate no domingo que iria manter os subsídios inalterados.

“Estas são as empresas com baixos níveis de dívida e sem vencimentos por pelo menos mais seis anos, o que lhes darão tempo para melhorar os fundamentos com base em uma nova tarifa estruturada”, disse Juan Manuel Vazquez, analista da Puente em Buenos Aires. “Com a vitória de Macri, os preços das obrigações podem subir acima do valor nominal”.

A Edenor, que fornece energia elétrica para 3 milhões de pessoas nos arredores de Buenos Aires, poderia estar na linha para uma atualização na sua atual classificação Caa1, que é de sete níveis abaixo de grau de investimento, se Macri vencer e um aumento tarifário for concedido, de acordo com Daniela Cuan, analista da Moody’s. A desvalorização do peso, no entanto, pode corroer o caixa da empresa e entalhar sua capacidade para cumprir as obrigações de dívida externa, disse ela.

Macri prometeu deixar o peso flutuar em seu primeiro dia no cargo, o que significa que poderia comercializar em algum lugar entre a taxa oficial controlada pelo governo de cerca de 9,6 pesos por dólar e a taxa de 15 pesos por dólar no mercado negro. Scioli disse que empreenderia mudanças graduais, deixando incialmente os controles de capital no lugar.

A empresa de energia controlada pelo Estado YPF também postou retornos extraordinários obtidos desde o primeiro turno da votação. Seus bônus com vencimento em 2024 e 2025 saltaram mais de 5,4%, em comparação com um ganho médio de 4,1% para companhias da Argentina, de acordo com Bloomberg USD Emerging Market Corporate Bond Index.

Agende uma demo.