Índice BSBY da Bloomberg disponível para mercado de crédito nos Estados Unidos

A Bloomberg anunciou hoje que o Índice de Rendimento Bancário de Curto Prazo da Bloomberg (BSBY, na sigla em inglês) está agora disponível para uso como benchmark financeiro no mercado de empréstimos dos EUA. O BSBY inclui uma estrutura a termo e um spread sistêmico sensível ao crédito, que pode ser usado para apoiar a transição do mercado da taxa LIBOR para taxas livres de risco, como SOFR. A Bloomberg começou a publicar o BSBY como indicativo para fins de ilustração, análise e coleta de feedback do mercado em 15 de outubro de 2020.

Durante o período de seis meses durante o qual o BSBY foi publicado a título indicativo, a Bloomberg recebeu feedback positivo sobre a sensibilidade da taxa e robustez da metodologia dos participantes do mercado, indicando que o BSBY atende às suas necessidades como uma taxa de substituição alternativa.

“Agora que o BSBY está disponível para uso no mercado de empréstimos dos EUA, continuaremos explorando a introdução de produtos que podem usar o BSBY como referência”, disse Steve Berkley, CEO da Bloomberg Index Services Limited (BISL). “Estamos encorajados pelas respostas que recebemos de instituições financeiras e corporações sobre esta abordagem; em particular, que a disponibilidade da taxa sensível ao crédito da BSBY é um marco importante para ajudá-los a se afastar da LIBOR e cumprir os prazos regulamentares”.

O BSBY está disponível como uma taxa independente e também pode ser usado como um suplemento ao Termo SOFR. Além do BSBY, a Bloomberg fornece uma variedade de ferramentas e ofertas complementares para ajudar os participantes do mercado a se afastarem dos IBORs legados, incluindo o cálculo e a publicação de ajustes de distribuição e de tempo para alternativas que a ISDA pretende implementar para determinados IBORs.

“Há uma forte demanda por uma taxa que tenha uma estrutura de prazo e um componente de crédito”, disse Peter Tchir, diretor de macroestratégias da Academy Securities. “O BSBY é um grande passo para incorporar as taxas negociadas de uma variedade de emissores bancários para estabelecer uma referência realista para as transações; o design resolve muitos problemas e o torna uma alternativa atraente enquanto os clientes se preparam para a transição da LIBOR.”

O BSBY será calculado diariamente e publicado às 8h (E.T), usando os dados de transação do dia anterior, em uma base D + 1. O índice pode ser acessado por meio do Terminal da Bloomberg e será postado publicamente no Bloomberg.com com atraso. O índice está disponível para 5 prazos: durante a noite {BSBYON Index <GO>}, 1 mês {BSBY1M Index <GO>}, 3 meses {BSBY3M Index <GO>}, 6 meses {BSBY6M Index <GO>} e 12 meses {BSBY12M Index <GO>}. Detalhes adicionais sobre a metodologia BSBY podem ser acessados aqui.

A Bloomberg está licenciando o BSBY para uso como referência financeira por meio da Bloomberg Index Services Limited (BISL), o administrador de referência autorizado da Bloomberg. Além do BSBY, o BISL administra a família principal de índices de renda fixa Bloomberg Barclays, o Bloomberg Commodity Index (BCOM) e a família do Bloomberg Global Equity Index. O BISL oferece forte governança e supervisão sobre suas ofertas de referência, que em breve incluirão uma função de supervisão dedicada para a BSBY composta por um conjunto equilibrado de partes interessadas do mercado.

As entradas baseadas em transações, a construção robusta e a metodologia resiliente da BSBY são projetadas para atender aos altos padrões dos princípios BMR e IOSCO para benchmarks financeiros (Princípios IOSCO). Um relatório de garantia independente para o alinhamento da BSBY com os Princípios da IOSCO estará disponível quando concluído, e a BSBY em breve estará disponível para licenciamento em jurisdições adicionais, incluindo o Reino Unido e a União Europeia. Mais informações sobre licenças BSBY estão disponíveis aqui.

Agende uma demo.