Previdência corre risco de atraso no Senado

Por Josue Leonel.

O otimismo do mercado com o avanço da agenda econômica do governo ganha um sinal amarelo com o risco de atraso na tramitação da reforma da previdência no Senado, que estaria mais focado no chamado Pacto Federativo, relata o Estado. Ao mesmo tempo, segundo a Folha, o posto de Marcos Cintra no comando da Receita Federal está ameaçado.

Alerta no Senado

O Senado pode atrasar a votação da reforma da Previdência, segundo o Estado. A prioridade dada por senadores a propostas que dão mais recursos a Estados e municípios acendeu o sinal amarelo na equipe econômica e entre congressistas que apoiam a reforma da Previdência, diz o jornal, sem revelar como obteve a informação. O risco já no radar do governo e de técnicos do Congresso é que o chamado pacto federativo seja desvirtuado e usado como instrumento de fôlego de curto prazo aos governos regionais, sem contrapartidas de ajuste nas contas.

Cintra na berlinda

Uma tempestade perfeita se formou em torno da Receita Federal, cuja atuação vem sendo questionada por integrantes dos três Poderes e coloca em xeque a permanência de Marcos Cintra na chefia do órgão, diz a Folha. Depois que até o presidente Jair Bolsonaro reclamou de uma suposta atuação política de auditores, o apoio a Cintra encolheu rapidamente. Integrantes do governo dizem que falta comando ao fisco e apostam que uma mudança na cúpula deve acompanhar a reestruturação da pasta, diz o jornal. Cintra foi indicado para a Receita com apoio do presidente do PSL, Luciano Bivar mas ainda assim a queda dele é tratada como questão de tempo.

Liberdade Econômica

Câmara concluiu nesta quarta-feira a votação da MP da Liberdade Econômica. Os deputados rejeitaram todos os destaques e matéria vai agora vai para o Senado, relata a Câmara Notícias. Vários itens da MP, que busca reduzir a burocracia, foram retirados para facilitar a aprovação. Também ontem a Câmara aprovou projeto do Senado que define crimes de abuso de autoridadecometidos por agentes públicos. A matéria será enviada à sanção presidencial.

Agende uma demo.