Truxt aposta em queda de juros e vê chance de Selic abaixo de 5%

Por Vinícius Andrade.

A posição aplicada na parte intermediária da curva de juros é a favorita da Truxt Investimentos neste momento, a partir da aposta de que a aprovação da reforma da Previdência permitirá ao Banco Central cortar ainda mais a taxa básica de juros.

“Aplicar juros é o trade que a gente mais gosta, por conta de inflação sob controle, perspectiva de crescimento e cenário externo. Dizemos que os astros estão alinhados”, disse Mariana Guarino, gestora de portfólio da Truxt, que tem R$ 10,6 bilhões em ativos sob gestão. “Com alguma Previdência, há uma abertura de espaço para o Banco Central cortar o juro, com a eliminação do risco de cauda de deterioração fiscal rápida”, disse Guarino, em entrevista.

O cenário-base da Truxt contempla dois cortes de 50 pontos-base da Selic, para 5,50% neste ano. “Não descarto ver a Selic abaixo de 5%”, disse. Em meio ao ritmo lento da recuperação econômica, a Truxt cortou sua projeção para PIB de 2019 de 0,9% para 0,7%.

Segundo Guarino, o cenário político está marginalmente positivo, com a visão dos investidores de que o Congresso tomará as rédeas no processo de reforma, a despeito dos desafios do governo. “Há uma calmaria na questão política. Mercado embarcou no cenário de Congresso liderando reforma, sem depender muito do governo.”

Um pano de fundo global mais incerto levou a Truxt a zerar sua posição comprada em bolsa e carregar uma posição tática vendida no índice S&P 500. “Voltamos a ficar mais preocupados com o mundo. A nova rodada de estresse comercial foi um golpe em uma economia mundial anêmica, que exibia sinais incipientes de recuperação muito frágil.”

Agende uma demo.